sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Certificação PQP

Tudo que no Capitalismo é merda, o Brasil herda. Vamos nos certificar!

Pois é costumeiramente começo meus discursos com frases polêmicas. Isto já remove da plateia as pessoas com conceitos pré-formulados, resistência à mudança ou, quem sabe, dificuldades de pensar. Cuidado! Se você se encaixa num destes perfis pare de ler agora e vá arrumar alguma outra coisa para fazer na internet...

Como todos sabem o “meio” e o “fim” do capitalismo é lucro mesmo, nada de social é só dinheiro no bolso e não do seu é claro. Então alguém la pelas terras do tio Sam inventou uma forma genial de ganhar dinheiro... Certificações!!!

Isto mesmo! Não é formação, não é especialização, não ensina nada de concreto, não
prova absolutamente nada, qualquer um pode criar a sua, é caro para cacete e o principal caduca em aproximadamente um ano. Perfeito! Mas peraí... Quem daria ouvidos à uma coisa tão absurdamente idióta?

Neste momento,para esperança do homem, a ideia quase morre...Mas Infelizmente... infelizmente algum vilão pensou e gritou: “Perai! Nós Podemos! Qual é a maior arma do Capitalismo? Isto mesmo o Marketing!”

Então contrataram alguém que sabia falar o idioma “gerentês” fluente e este colocou num só discurso todos os Pokemons mais poderósos: “Lições aprendidas, agregar, gerenciabilidade, Foco, target, patamar, confiabilidade, feedback, transparência, cronograma, profissionalismo, estimativa, tempo, valor, pontual, ambição, “business”, pró-ativo, potencial, demanda, promoção, solução, servíço, terceirizar, expertise e BUMMMM... fechou com Lucro.” Caramba! fui muito Pokemon de poder num discurso só. Virou realidade...



3 comentários:

Unknown disse...

E vários empregos estão ameaçados, não pelo valor de seu conhecimento, ou pelo poder de produção que o indivíduo tem, mas sim pela existência ou não da temível certificação que só prova uma coisa: você conseguiu passar numa prova que alguém inventou!!

SiNNiSTRo disse...

De fato! A moda agora é colocar a certificação embaixo da assinatura do email "Intel Inside".

Sergio Marcelo disse...

Certificação que precisa ser renovada a cada ano é realmente para gerar muito dinheiro para os institutos de certificação. Normalmente a cada ano o profissional fica cada vez mais habilidoso no negócio. O conhecimento naquilo que se trabalha não se esquece fácil assim. Um currículo descrevendo os projetos desenvolvidos são de mais valia do que um atestado que o indivíduo passou numa prova de certificação.