segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Gestor x Gerente


Evidentemente parecem a mesma coisa e, de fato, no dicionário o são. Mas eu sempre vi uma diferença muito nítida e vou tentar resumir em algumas (acredite) poucas palavras. Vou começar com minha frase predileta:

“A liderança esta para a gestão tal como a gerência esta para o generalato.” - eu mesmo.

Gerência tem a ver com “Poder”. O gerente é como um general na relação com os seus. Gerência é política estrita, tem a ver com ações políticas e alianças para manutenção do poder, subordinação e afins. Para se entender mais de gerência é necessário estudar, principalmente, Maquiavel (comentado por Napoleão Bonaparte claro) e Sun Tzu.
Se você pedir para um gerente descrever seu “mandato” ele responderá: “Foi ótimo! Comecei com poucos recursos (soldados?) terminei com mais de 1000...”

O gestor é diferente... Gestor tem a ver com liderança. O gestor é o Líder natural. Provavelmente foi um líder antes mesmo de ser gestor. Gestor esta comprometido com “a gestão”, ou seja, com o trabalho a ser realizado. Tem a ver com o objetivo que de fato era para ser alcançado. Digo alcançado e não conquistado porque, para o gestor, a conquista é do grupo e não de si.

Descreve-se uma gestão pelo conjunto de ações realizadas para alcançar o objetivo traçado ou os próprios objetivos alcançados. Se você pedir para um gestor descrever seu “mandato” (gestão) ele vai dizer algo como: “Realizamos o objetivo XPTO e ponto final.”

O gestor esta para a sabedoria e pro saber tal como o gerente esta para o conhecimento. Gestor é socrático, gerente é Aristotélico. Gestor esta para o socialismo tal como o gerente esta para a ditadura (hoje ditadura econômica denominada capitalismo selvagem). O gestor toma decisões na ótica do que é melhor em prol do objetivo que se segue. O gerente pauta suas decisões pelo corte político, pois os interesses da manutenção do poder (macro) lhe 'parece' sobrepor as necessidades de resolver os problemas (do micro?).

É claro esta foi apenas uma abordagem geral, resumida, simbólica e que absolutamente não 'define' nenhuma pessoa, pois, todos os que estão em posição de comando possuem em pouco de gestor e um pouco de gerente. Os percentuais de cada é que mudam um pouco e as vezes a própria pessoa muda de acordo com a necessidade.

Tempos atras, numa certa empresa, tive que fazer um serão num outro estado. O trabalho era descomunal. O prazo era: “resolver absolutamente tudo que pudesse surgir naquele único final de semana”. Muitos gerentes me indicaram prontamente para resolver a questão e me mandaram com mais cinco profissionais para São Paulo.

Porém dentre os interessados existia um gestor. Seu cargo na época/local era Gerente-Geral e, se não me engano, estava para assumir a Diretoria Adjunta (pois é, lá em cima mesmo...). Bom, ele tinha que ir também, pois parte do problema era um impasse era político. Ele tinha que garantir que um certo serviço publico continuaria.

Seu combate fora rápido, brigas políticas daqui e dali, ele sai vencedor com maestria e começamos o serviço. Analisa arquitetura daqui, investiga código lá, descriptografa código e etc. Quando começa a madrugada percebo que ele ainda esta la. De tempos em tempos la vinha ele perguntar se queríamos mais pizza, refrigerante e dizia: “Sei que não posso ajudar muito, mas se precisarem de algo, estou na sala ao lado” e ficava la adiantando algum trabalho dele nos Words da vida. Quando alguém de nós ou ele se exauria ele encerrava os trabalhos e voltava junto com a gente. Gerente Geral, podia simplesmente ter ido embora após fazer o dele e esperar o resultado na segunda-feira, mas não, ele ficou la para ajudar no que pudesse, ficou la para jogar junto, ele ficou la para liderar e não “comandar”. Ele é um líder e como tal conquistou nosso respeito pala admiração e não pelo cargo que ocupava.

6 comentários:

Anônimo disse...

É isto aí: "Liderança não se impõe, se conquista". Prefiro a figura do gestor.

Thiago disse...

Grande Walter!!

SiNNiSTRo disse...

Muito bem escrito!
Eu diria que o gestor tem funcionárias e o gerente às come.

Helder Mah Lee disse...

Qualquer um pode ser gerente, mas gestor é outra coisa... ótimo texto.

Gisele disse...

Viu? Consegui finalmente ler! Texto muito bom... a pena é q só tenho visto gerentes por aqui...

Anônimo disse...

PARABENS! ESTAVA A PROCURA DE ALGO QUE PUDESSE REALMENTE ME FAZER ENTENDER ESSA DIFERENÇA, QUE PARA MUITOS É A MESMA COISA.